Header Ads

Tipos de blogs.

Existem diversos tipos de blogs actualmente. Entretanto é possível dividi-los em três grandes ramos:



Veja o que é um blog!        

Blogs pessoais.
Os blogs pessoais são os mais populares, normalmente são usados como um género de diário com postagens voltadas para os acontecimentos da vida e as opiniões do usuário. Também são muito utilizados por celebridades que buscam manter um canal de comunicação com seus fãs.

Blogs corporativos e organizacionais.
Muitas empresas vêm utilizando blogs como ferramentas de divulgação e contacto com clientes. Tanto é assim que já existe a profissão de blogueiro, ou seja, profissionais são contratados pelas empresas com o cargo de blogueiro para a realização de blogs internos ou externos para registrar as diversas actividades corporativas respectivamente para públicos internos (colaboradores) de forma mais privativa e externos como clientes e fornecedores. A empresa líder em blogs pelo mundo é a Microsoft com um total de 4.500 blogs. Isso mesmo, 4.500 blogs!

Blogs de género.
Por fim há blogs com um género específico, que tratam de um assunto dominado pelo usuário, ou grupo de usuários. Estes são os blogs com o maior número de acessos. Sendo que eles podem apresentar conteúdos variados, como humorísticos, notícias, informativos ou o de variedades, com contos, opiniões políticas e poesias. Algumas categorias de blogs recebem denominações específicas, como: blogs educativos, blogs literários, Metablogs, etc.

Bloguista ou ainda blogger são palavras utilizadas para designar aquele que escreve em blogues. O universo dos blogueiros (a soma de tudo o que está relacionado a este grupo e este grupo em si) é conhecido como blogosfera.
No dia 31 de Agosto comemora-se o dia do blog (devido a semelhança da data 31.08 com a palavra blog), que se propõe a promover a descoberta de novos blogues e de novos bloguistas.

Artigos.
Conhecidos também como post, a forma substantiva anglófona do verbo "postar", refere-se a uma entrada de texto efectuada num weblog/blog. As postagens são organizadas tradicionalmente de forma cronologicamente inversa na página, de forma que as informações mais actualizadas aparecem primeiro, ou colocada ao contrário, a postagem mais antiga aparece em primeiro, sendo opção do bloguista.
Um artigo deve seguir a temática proposta pelo blog e, embora permita uma enorme liberdade litigável, seu conteúdo está sujeito às mesmas regras legais de outras fontes, de modo que seu autor pode vir a ser responsabilizado juridicamente por aquilo que escreve.

Actualmente, a maioria dos blogs é compatível com o recurso de inserção de imagens, vídeos, áudio nos artigos.
Com tecnologia do Blogger.