5 Dicas simples de SEO para escalar o seu site ao topo nas buscas do Google
Você acabou de
criar o seu site, blog ou loja virtual, mas não sabe como atrair visitas para o
mesmo? Então estas a ler a postagens certa e que lhe vai ajudar a atrair
público para o mesmo, e conseguir um bom posicionamento nos motores de busca
como o Bing e Google. Mas para isso, você precisa entender um pouco sobre o
mundo da “Optimização dos Motores de Busca” que em inglês é chamado de “Search
Engine Optimization” ou SEO.
Mas com tantos
sites hoje na web, não há como garantir que seu site ou blog seja o primeiro no
ranking do Google mas há muitas práticas simples de ampliar as chances do site
ter um bom posicionamento neste ranking.
Muita gente
foge deste assunto por medo ou coisa do género, mas ele não é na verdade uma aberração
apavorante que muitos acham ser. O passo primordial na direcção certa é usar a
ferramenta grátis Wix SEO Wizard que além de ser muito simples, vai ajudar-te passo-a-passo no seguimento
de optimização do seu site ou blog
Veja alguns
truques para que isso se efective:
1- Escolha a URL certa
É importante saber que o nome do seu domínio é o endereço que os visitantes vão digitar para encontrar seu site. Assim, após a criação do mesmo e antes de publica-lo, você precisa escolher a URL. Assim como um letreiro gigante no auge de uma vitrine, é uma das primeiras coisas que os visitantes vêm quando chegam até seu site. Por isso, também é o primeiro lugar que o Google repara para compreender sobre o que trata seu site e decidir como posicioná-lo no ranking.
Normalmente o
domínio ideal deve envolver o nome do seu negócio e talvez uma ou duas palavras-chave
que são pertinentes para seu negócio. A título de exemplo, se você é um
empreiteiro, você pode tentar comprar uma URL como www.seunomeconstrucao.com.
2- Crie títulos e descrições para cada página |
Você sabia que
pode escrever um título e descrição únicos para cada página do seu site? Precisam
ser pequenos textos que descrevam justamente e nitidamente sobre o que é a sua actividade.
O ideal é que tenham algumas palavras-chave misturadas nas frases.
Alguma vez já
passou o mouse sobre uma aba aberta no seu browser? Aquela pequena frase que aparece
junto ao seu mouse é o título da página. Ela e a descrição são muito importantes
para os motores de busca! De fato, o título e a descrição estão dentre as
primeiras coisas que o Google utiliza para determinar o posicionamento do seu
site. Além disso, uma vez que seu site apareça nas páginas de resultado, os
internautas vão poder conferir seu título e descrição para saberem mais sobre
do que se trata seu site e decidir se entram nele ou não para conhecer.
3- Utilize textos âncoras |
Ao escrever os
textos do seu site, observe onde você pode usar texto âncora. Texto âncora é
simplesmente o texto sobre o qual os visitantes podem clicar para serem direccionados
directamente a outra página da web, dentro ou fora do seu site, em qualquer
lugar da Internet.
Um texto âncora
efectivo deve ser usado para ajudar os usuários a navegar pelo seu site e encontrarem
o que procuram. Também deve incluir palavras-chave e frases relacionadas ao que
você faz. Se você por exemplo for dono de uma loja de sapatos, as palavras
“Confira nossa selecção de sapatos infantis” na sua homepage pode linkar,
através de texto âncora, para sua loja online que está recheada de – adivinhe…
– sapatos infantis.
Texto âncora é
uma óptima forma de destacar seu SEO, mas lembre que links e âncoras inúteis em
excesso podem levantar um cartão vermelho junto ao Google.
4- Adicione alt text a todas as suas imagens |
Os motores de
busca são óptimos em ler o texto presente no seu site, mas eles ainda não interpretar
as imagens. Para entender o que aparece numa foto ou gráfico, os motores de
busca procuram o “alt text”, que vem a ser uma descrição escrita e concisa (com
poucas palavras mesmo) sobre cada imagem do site. Ao escrever o alt text,
assegure-se de descrever precisamente o que está sendo mostrado na imagem, mas
sempre tente incluir o nome do seu negócio ou algumas palavras-chave
relacionadas ao que você faz.
Dica
Profissional: Você não precisa escrever alt text para imagens que são puramente
funcionais ou relacionadas ao design, como uma imagem de fundo que é composta
só de formas. Se a imagem não tiver nada a ver com o tópico do seu site, você
pode pular o alt text.
Clique aqui para ver uma postagen onde o site wix ensina sobre como adicionar alt text
nas suas imagens.
5- Conecte seu site às suas redes sociais |
Você sabia que
as suas redes sociais têm um impacto na forma como você é posicionado no
ranking do Google? Estar presente (e activo) em qualquer rede social, como o
Twitter e Instagram ao Facebook e claro o Google+ é essencial para seu SEO.
Quando você
criar seu site, se assegure de incluir ícones chamativos para cada uma das suas
redes sociais, linkando directamente para o seu perfil em cada uma delas. Você
também vai querer facilitar para seus visitantes, o compartilhamento de
conteúdo do seu site. Quando os usuários compartilharem seu conteúdo, o tráfego
para o seu site aumentará e, como você já sabe, o Google tomará conhecimento!
Sites que geram muita actividade social, frequentemente aparecerão melhor nos
motores de buscas.
Veja este artigo
sobre SEO que lhe vai ajudar no conhecimento e na optimização
do seu site. Não se esqueça que tudo começa com um site incrível, comesse criando seu site grátis hoje mesmo!
Fonte:wix
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