5 Erros de SEO que você não pode cometer
A alma de qualquer site, blog ou
negócio online, por mais pequena que seja é o SEO (optimização para ferramentas
de busca). Se o seu site não tem recebido uma corrente constante de visitas por
meio dos resultados de pesquisa do Google, nesse caso você irá encarar uma difícil
batalha para encontrar potenciais clientes que são e serão relevantes para o
seu negócio.
Leia também
“Segundo o site wix, pesquisas
recentes mostram que para quase a metade de todos os comerciantes online, pelo
menos 25% das suas perspectivas de negócios (leads) surgem através dos
resultados das ferramentas de busca”. Você não deve depender exclusivamente do Google
como sendo sua única fonte de tráfego na procura por clientes ou visitas
para o seu site, mas com certeza você deve fazer o possível para garantir que
seu site possa ser encontrado pelas ferramentas de busca pelas palavras-chave
que são relevantes para o que você faz.
Depois de teres visto os mandamentos
do SEO, existe uma série de andamentos que você deve adoptar
para ter certeza de que o seu site será indexado
corretamente, e quando se faz referências à palavras-chave, a concorrência
pode ser muito dura. Mas se você evitar os cinco erros mais comuns listados
abaixo, você vai ter um grande começo.
1. Não Entender as Palavras-Chave
Ferramentas especiais como o Google Trends irão ajudar
você a descobrir quais são as buscas mais populares na sua área, enquanto a Ferramenta de
Palavras-Chave do Google irá lhe mostrar o volume de
pesquisa e os níveis de concorrência para essas pesquisas. Quanto mais
específicas forem as suas palavras-chave (os termos de pesquisa), maiores as
chances de você ter o seu site nas primeiras posições dos resultados de busca –
o que significa mais tráfego para você.
Após feita essa pesquisa, crie uma
lista com as 10 palavras mais importantes e use-as no seu site – no URL, nos
títulos e, mais importante, no conteúdo.
2. Abusar das Palavras-Chave
Para ter uma boa classificação nas
pesquisas do Google, é preciso que as suas palavras-chave apareçam em todo o
seu site. Mas certifique-se de fazer isso de forma natural e sem exagero, ou
você será penalizado pelo chamado “keyword stuffing” – um “recheio” exagerado
de palavras-chave.
Para certificar-se de que os
algoritmos do Google não irão penalizar o seu site, use as palavras-chave de
forma limitada. Use-as apenas quando elas pertencerem organicamente no texto –
se ele parecer que foi escrito para ser lido por uma máquina, ao invés de
pessoas, você está fazendo isso errado.
Não mais do que duas ou três
palavras-chave devem aparecer em qualquer meta descrição ou título do seu site.
Um pouco de criatividade com o uso de sinónimos para as palavras-chave pode
ajudar, mas o mais importante é ter um conteúdo de qualidade e original.
3. Links de Má Qualidade
Existem três
tipos de links que são relevantes para o SEO do seu site: links em outros sites
que apontam para você (conhecidos como ” backlinks” ou “links de entrada”),
links em seu próprio site apontando para os outros (conhecidos como “links
externos”) e links em seu site apontando para outro lugar dentro do seu site
(conhecidos como ” links internos”). Todos os três devem ser usados com
cuidado.
Até há alguns anos atrás, era
possível manipular os resultados de pesquisa “comprando” links de entrada para
o seu site, em sites de terceiros. Hoje em dia, o Google é muito mais cuidadoso
com links de entrada – se os seus links de entrada vem de sites que são considerados
pouco confiáveis ou irrelevantes, não só você não terá benefício algum, mas
será penalizado por isso.
O mesmo cuidado é preciso com os
links internos e externos – mantenha-os relevantes e limite o seu uso!
4. Fazer o SEO Apenas no Lançamento do Site
Não ache que uma vez que o seu site
esteja publicado e online, você poderá relaxar. Claro, você quer colocar muita
energia no design e criação das páginas principais e no conteúdo do seu site,
mas você não pode parar por aí.
O Google favorece, e muito, os sites
“dinâmicos” – isso é, sites que estão sendo constantemente actualizados, onde
você sempre adiciona conteúdo original e relevante ao tema do seu site.
5. Ignorar as Redes Sociais
Não seja tímido. Garanta sua
presença nas principais redes sociais, como Twitter, Facebook, LinkedIn, Google Plus e Pinterest. Esta é uma
tática mais utilizada como “gestão de reputação”, mas ela também funciona para
SEO. Se as suas descrições de perfil nestas comunidades são bem feitas, então
elas irão efectivamente actuar como fontes de tráfego complementar em seu funil
de vendas.
Quando você cria links nas redes
sociais para o seu site, eles não serão considerados “links de entrada” pelo
Google, dada a forma como as redes sociais são programadas para agir com links
externos. Mas eles serão, sim, indexados pelo Google, o que significa que eles
irão aparecer nos resultados de busca – o que é exactamente o que você quer,
pois é uma outra maneira do seu site ser encontrado.
Obs:!
- Uma vez que você tiver um bom
ranking de SEO e o tráfego das ferramentas de busca começar a chegar, NÃO relaxe
pensando que o barco estará sempre na tua praia. O trabalho de SEO dá resultados
quando é bem executado, e ele não tem custos mas é preciso que você invista
tempo para que isso aconteça.
Post a Comment